Vereador Douglas Borba visita instalações do Projeto Rádio na Escola Fala Maria

Publicado: 29/03/2018 | 17:09


Nesta quarta-feira (28), o Vereador Douglas Borba visitou a Escola Estadual Profª Maria da Glória Virísismo de Faria, para conhecer de perto as instalações e o funcionamento do Projeto Rádio Escola ‘Fala Maria’.A visita foi guiada pelo professor Luiz Carlos Silva e as alunas Thalia Goulart, Érica Lima e Vitória Antunes Tavares respectivas sonoplasta e locutoras da Fala Maria, que destacaram a trajetória e os resultados que vem sendo obtidos após a implantação do projeto:
A oficina é iniciativa dos professores Marcelo Mendes e Luiz Carlos, que a princípio ofereceram equipamentos próprios para que a rádio pudesse operar em uma sala cedida pela escola. Em 2014, por meio da dedicação e esforço dos alunos foi possível adquirir junto a convênios com o Governo Federal novos equipamentos. No mesmo período a programação passou por reestruturação e a rádio aderiu a outras ferramentas, com a criação do site e implantação dá web rádio (www.refalamaria.com).
Atualmente rádio atua dentro da escola através de caixas de som instaladas no pátio, e na web onde funciona em tempo integral. Durante a programação os alunos realizam quatro entradas ao vivo, onde atualizam notícias quotidianas e fazem informes gerais sobre a rotina escolar.
Por meio do projeto os alunos desenvolvem habilidades relacionadas a comunicação baseadas em recursos multimidiáticos como site, jornal impresso, fotografia, áudio e audiovisual.
A oficina conta hoje com 29 participantes distribuídos nos turnos escolares e os mesmos exercem diferentes funções:

-Locutor

-Sonoplasta

-Repórter

-Editor de Vídeo

– Redator

-Webdesigner

-Fotógrado

-Administrador

-Tesoureiro

 

De acordo com Luiz Carlos, professor e coordenador do projeto, parte dos alunos que já tiveram contato com a oficina hoje estão inseridos em cursos superiores direcionados a área da comunicação.
A locutora e administradora da rádio, Érica, é mais um exemplo do estimulo provocado por essa interação. A estudante, que cursa o terceiro ano do ensino médio, relatou em conversa que pretende cursar marketing, buscando manter os aprendizados adquiridos nos dois anos em que participou do projeto.
O objetivo final da visita foi não só conhecer a estrutura e organização da rádio, a qual impressionou o Vereador, mas buscar referências e formas de trazer um projeto similar para a rede pública municipal.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Biguaçu

BIGUAÇU

Câmara Municipal de Vereadores

Rua Hermógenes Prazeres, 79, centro

Gabinete 401 - Biguaçu/SC

Cep: 88160-000

gabinete@douglasborba.com.br

Fone: (48) 3243-4233